FAQs - Perguntas Frequentes

A rede do departamento

Onde estão as regras de funcionamento da rede do DEEI?
As regras de funcionamento encontram-se aqui .
Porque é que é necessário definir um proxy no browser?
A rede do departamento é uma rede privada (utiliza apenas IPs privados) e nao tem acesso directo à Internet. Este acesso é feito através de um serviço de proxy dos serviços de informática da universidade. O serviço de proxy é um intermediário que faz o pedido da página web desejada na Internet e retorna a resposta ao browser no PC da rede privada.
Qual é o nome do proxy?
Há vários com o nome de proxy_.si.ualg.pt, onde _ toma o valor 1, 2, 3, etc. Por exemplo, proxy1.si.ualg.pt. Funcionam todos na porta 8080, que tem tambem que ser definida no browser.
Porque é que há IPs de classes diferentes nos PCs?
Há duas classes diferentes de IPs no departamento. Os PCs dos docentes e dos laboratórios de investigação estão na rede da FCT (10.10.20.0/255.255.252.0). Também os servidores do departamento se encontram nesta rede. O departamento utiliza IPs desde 10.10.22.1 até 10.10.23.254 (os outros IPs estão reservados para os outros departamentos da faculdade).

Os PCs nos laboratórios e nas salas de acesso livre estão na rede das salas de aula (10.11.0.0/255.255.0.0). Cada sala reserva para si uma sub-rede classe C (por exemplo os PCs na sala 1.58 têm IPs 10.11.158.x).

Quais são os routers que servem o departamento?
Há dois routers (gateways) que servem os PCs no departamento. Os PCs na rede FCT utilizam o router 10.10.20.254 para acederem à rede UALG e (através do proxy) à Internet. Os PCs na rede das salas de aula utilizam o router 10.11.0.254 para acederem à rede FCT, à rede UALG e (através do proxy) à Internet.
O que devo fazer para configurar o meu portátil na rede ethernet?
Numa configuração manual (estática) deves escolher um IP na gama 10.11.1.1 a 10.11.1.253 com a máscara de rede 255.255.0.0 e a gateway 10.11.0.254. O servidor de DNS é o 10.10.22.228. Numa configuração automática há um servidor de DHCP que vai atribuir ao portátil um IP na gama 10.11.255.x
O que devo fazer para configurar o meu portátil na rede wireless?
Há no departamento três access points (ADEEC, ADEEC2, ADEEC3) que cobrem a totalidade das salas de aula e de acesso livre. Não é necessário qualquer validação porque os access points têm acesso livre.
Qual é a diferença entre os access points do departamento e da rede eU?
Dão acesso a redes diferentes. Os access points da rede eU dão acesso à rede eU, que é controlada pelos serviços de informática da universidade. Os access points do departamento dão acesso à rede das salas de aula e aos serviços disponíveis no departamento.

Os serviços

Quais são os serviços disponíveis no departamento?
Há vários serviços a funcionar na rede do departamento, uns menos visíveis (SMB, NFS, NIS, NTP, DNS, DHCP, etc.) e outros mais visíveis. Os mais visíveis são os serviços de SSH (secure shell), HTTP (web), SMTP (correio electrónico) e X (terminais X).
Onde é que funciona o serviço de secure shell?
O serviço de secure shell funciona na porta 22 do endereço ssh.deei.fct.ualg.pt. Este endereço é válido na Internet e permite fazer login remotamente num PC do departamento (e a partir deste fazer login em qualquer PC do departamento). Este serviço permite tambem a transferência de ficheiros (secure copy).
Como é que se correm aplicações gráficas remotamente em secure shell?
O serviço de secure shell permite fazer forwarding de X. É preciso ter um servidor de X no PC (por exemplo Hummingbird Exceed em Windows, ou Xfree86 em Linux) e solicitar essa opção no programa de ssh. Em Linux basta fazer ssh -X login@ssh.deei.fct.ualg.pt, onde login é o teu login (por exemplo a12345). É possivel fazer forwarding recursivamente, utilizando o mesmo comando para fazer login noutro PC.
Como é que tenho acesso a partir de casa ao meu PC no departamento que corre Windows?
O serviço de secure shell permite fazer forwarding de qualquer aplicação X. Instala no PC um servidor de VNC para Windows (open source, disponível na Internet). Faz login em ssh.deei.fct.ualg.pt (não esquecer activar X forwarding) e corre o programa xvncviewer (nota: tens que saber o IP do teu PC)
Como é que tenho acesso a partir de casa a um servidor na intranet do departamento?
O serviço de secure shell permite fazer port forwarding. Faz login em ssh.deei.fct.ualg.pt com o teu programa de ssh favorito (PuTTY, WinSSH, etc) mas ANTES redirecciona (opção avançada...) uma porta local do teu PC para a porta remota do servidor a que queres aceder. Em linux é tão simples como ssh -L 8888:10.10.23.13:80 login@ssh.deei.fct.ualg.pt. Agora se "apontares" o teu browser para http://localhost:8888/ aparece a página de entrada do servidor web 10.10.23.13
Como é que tenho acesso a partir do departamento a um servidor ssh ou telnet na Internet?
O serviço de proxy apenas funciona para a web (http), a web segura (https) e a transferência de ficheiros por ftp. Para aceder por ssh ou telnet a um servidor na Internet é necessario activares o serviço RNAT. Aponta o teu browser para https://nat.si.ualg.pt (desliga o proxy para este endereço!). Depois já podes utilizar o teu cliente de ssh ou telnet favorito para te ligares a um PC a que tenhas acesso na Internet.
Onde é que funciona o serviço web?
O serviço web funciona na porta 80 do endereço www.deei.fct.ualg.pt. O serviço web do departamento dá acesso aos apontamento das disciplinas, às páginas pessoais dos utilizadores, e a vários goodies (software, forum, webmail,...).
Como é que acedo à minha página pessoal?
Através do endereço http://www.deei.fct.ualg.pt/~login. Tudo aquilo que puseres na pasta public_html é visível na Internet. AVISO: o conteúdo é da tua inteira responsabilidade e NÃO pode conter pornografia, violência, programas ou serviços comerciais, ou qualquer conteúdo que infrinja as regras da Universidade e as leis portuguesas.
É possivel proteger com password a página web?
Sim, é possivel proteger a pasta de entrada (public_html) ou pastas dentro desta. Vê aqui como se faz.
Onde funciona o serviço de correio electrónico?
O serviço de correio electrónico funciona em todos os PCs com Linux nas salas de aula. Pode-se enviar mails a partir da linha de comando (por exemplo mailx) e ler a caixa de correio directamente em /users/mail/login. Pode-se também utilizar clientes gráficos (mozilla mail, thunderbird, etc.). A conta de email é login@adeec.fct.ualg.pt. O servidor de email SMTP e POP3 é smtp.uceh.ualg.pt e pop.uceh.ualg.pt respectivamente.
Posso ler o mail do departamento na Internet?
Sim, mas só a partir do webmail disponível em www.deei.fct.ualg.pt.
O que é que este correio electrónico tem a ver com o correio electrónico da UALG?
Nada. O correio electrónico oficial da universidade (login@ualg.pt) funciona no servidor de mail dos serviços informáticos da universidade. O correio electrónico no departamento (login@adeec.fct.ualg.pt funciona no servidor de mail do departamento.
Então para que serve o correio electrónico no departamento?
Essencialmente serve para apoio a algumas disciplinas (ARC, SIW, etc.). O facto do utilizador poder fazer login no PC onde corre o servidor de email permite fazer facilmente scrips que enviam mails automaticamente, ler a caixa do correio directamente, estudar a configuração do servidor, os protocolos de mail, e outro goodies. Por exemplo, o utilizador pode ter uma caixa de correio tão grande quanto a sua área de trabalho o permitir...

Esta conta de email não deve ser utilizada como conta oficial---a conta oficial é a da universidade (login@ualg.pt). O servidor da universidade é suportado por vários servidores secundários (alguns noutras partes do pais) e tem pessoas dedicadas a administra-lo que garantem que nenhuma mensagem é perdida. O servidor de email do departamento NÃO tem os mesmos recursos e NÃO oferece as mesmas garantias!

Onde funciona o serviço de X?
Este serviço funciona nos PCs da sala de acesso livre 0.22. Os cinco PCs nesta sala têm um sistema operativo Linux muito simples e são básicamente terminais gráficos X dos PCs australia e newzealand. Quer isto dizer que todos os programas estão a correr remotamente nestes PCs. Os PCs australia e newzealand são dois PCs com o mesmo software (são clones). O utilizador mais atento pode observar pequenas diferenças como, por exemplo, que os cangurus no ecran de entrada do australia são albinos...

As contas dos utilizadores

Onde estão guardadas as áreas dos utilizadores?
As áreas dos utilizadores estão guardadas no servidor principal do departamento---o europa. Os discos deste servidor estão acessíveis a todos os PCs das salas de aula. O utilizador depois de fazer login tem acesso à sua área e ao seu ambiente de trabalho.

Cada utilizador tem disponiveis actualmente 500 MBytes no disco principal, e 1GigaByte no disco secundário (disk1).

Há backups?
Há backups do disco principal. Todos os dias é feito um backup incremental (apenas os ficheiros que mudaram nesse dia) para uma partição (protegida) nos PCs da sala 1.58. (Se o PC em questão estiver desligado não há backup nesse dia...). Ao fim de semana é feito um backup total do disco principal para outro disco.

NÃO há backups do disco secundário (disk1).

Onde estão guardadas os ambientes de trabalho dos utilizadores?
Os ambientes de trabalho (profiles) dos utilizadores estão guardadas em pastas nas áreas dos utilizadores. Há um ambiente de trabalho para cada window manager. Em windows há apenas um window manager (que está guardado na pasta winprofile), mas em Linux há vários (Gnome, KDE, windowmaker, etc) e cada um tem a sua pasta de configuração.

Cada conta de utilizador quando é criada recebe um profile pré-definido para alguns window managers. Depois cada utilizador pode personalizar o seu profile como bem lhe apetecer.

Como posso escolher o window manager em Linux?
O ecran de login (display manager) nos PCs das salas de aula tem um menu para escolher o window manager. Senão, podes escolher no ficheiro .xsession que se encontra na raiz da tua área de trabalho.
Como posso aceder à minha área de trabalho no meu PC (portátil)?
A tua área de trabalho está disponivel na vizinhança de rede em \\europa\a12345 onde a12345 é o teu login. Numa shell de Windows basta escrever net use Z: \\europa\a12345 /USER:a12345. Numa shell de Linux basta escrever smbmount //europa/a12345 /mnt -o username=a12345
O meu portatil tem o Windows XP. Porque é que não consigo aceder à minha área de trabalho?
Precisas alterar uma chave no registry. Com o programa regedt32 alterar:
[HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\netlogon\parameters] "RequireSignOrSeal"=dword:0
O meu portatil tem o Windows Vista. Porque é que não consigo aceder à minha área de trabalho?
Precisas alterar uma chave no registry. Com o programa regedt32 alterar:
[HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Lsa] "LmCompatibilityLevel"=dword:1
Onde posso imprimir?
Está disponivel uma impressora de rede na sala 1.58. Todos os PCs nas salas de aula do departamento estão pré-configurados para imprimir para esta impressora. Para poderes imprimir tens que ter uma conta de impressão com um saldo positivo. A impressora aceita documentos em PCL6 e Postscript. Se imprimires a partir de uma shell em Linux (lpr -Plp) tens que ter especial cuidado para garantir que o documento é texto ou está num dos formatos referidos. Em aplicações gráficas (Firefox, openoffice, office) não há problema porque geram automáticamente Postscript em Linux e PCL6 em Windows.
Modified on by José Bastos