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Desenvolvimento de Aplicações para a Web, 2016/2017

Índice

Conteúdo programático

Perspectiva histórica que deu origem à World Wide Web. A web como sistema cliente-servidor. Arquitectura e protocolos web. Linguagem de anotação HTML e Cascading Style Sheets. Manutenção de estado sobre o protocolo HTTP. Processamento no lado do cliente web versus processamento no lado do servidor web. Aspectos relacionados com o acesso concorrente, usabilidade, e segurança.

Descrição e objectivos da disciplina

Nos últimos anos, a World Wide Web criou oportunidades únicas para o desenvolvimento de aplicações. A gama de websites existentes actualmente é muito vasta e vai desde uma simples página pessoal com informação estática, até a sofisticados motores de pesquisa que manipulam bases de dados gigantescas. No meio da gama, existem websites para suportar trabalho colaborativo, comunidades virtuais, e comércio electrónico, entre outros.

As aplicações na Web requerem a integração de várias tecnologias que devem funcionar de modo fiável 24 horas por dia, 7 dias por semana. Para construir uma aplicação Web com sucesso, tem de se saber um pouco sobre a configuração dos servidores Web, um pouco sobre sistemas de bases de dados relacionais e SQL, ser fluente numa linguagem de scripting, saber o básico sobre o protocolo HTTP, saber a sintaxe do HTML, e saber um pouco sobre user-interface design.

Reconhecimento: esta página web é fortemente baseada numa página web da autoria do Prof. Fernando Lobo (ver aqui a página original) . 


Professor

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José Bastos
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Requisitos

Ter conhecimentos sólidos de Programação, Estruturas de Dados, e Bases de Dados. Recomenda-se também que tenham conhecimentos sobre Sistemas Operativos e Redes de Computadores.

Quem estiver mais enferrujado a base de dados deve consultar os seus apontamentos (sugere-se esta página da disciplina de Base de Dados.)

Bibliografia

O material de estudo desta disciplina encontra-se em

O primeiro livro é o livro de texto desta disciplina e cobre a maior parte da matéria dada. O segundo livro cobre em particular os temas HTML, CSS, e CGI.

Outros links uteis:


Regras de avaliação

A avaliação continua da disciplina é baseada em três componentes:

  1. (30%) Aulas laboratoriais validadas . Cada aula laboratorial tem um objectivo que é validado no final da aula, excepcionalmente no inicio da  aula laboratorial seguinte.
  2. (30%) Um trabalho prático.  
  3. (40%) Exame época normal ou recurso

Programa

Calendário das aulas previsto

Enunciado do trabalho

Documentação de apoio às aulas


Actualizado pela última vez em

José Bastos