logo FCT

Desenvolvimento de Aplicações para a Web, 2017/2018

Índice

Conteúdo programático

Perspectiva histórica que deu origem à World Wide Web. A web como sistema cliente-servidor. Arquitectura e protocolos web. Linguagem de anotação HTML e Cascading Style Sheets. Manutenção de estado sobre o protocolo HTTP. Processamento no lado do cliente web versus processamento no lado do servidor web. Aspectos relacionados com o acesso concorrente, usabilidade, e segurança.

Descrição e objectivos da disciplina

In computing, a web application or web app is a client–server computer program in which the client (including the user interface and client-side logic) runs in a web browser. Common web applications include webmail, online retail sales, online auctions, wikis, instant messaging services and many other functions.

Nos últimos anos, a World Wide Web criou oportunidades únicas para o desenvolvimento de aplicações. A gama de websites existentes actualmente é muito vasta e vai desde uma simples página pessoal com informação estática, até a sofisticados motores de pesquisa que manipulam bases de dados gigantescas. No meio da gama, existem websites para suportar trabalho colaborativo, comunidades virtuais, e comércio electrónico, entre outros.

As aplicações na Web requerem a integração de várias tecnologias que devem funcionar de modo fiável 24 horas por dia, 7 dias por semana. Para construir uma aplicação Web com sucesso, tem de se saber um pouco sobre a configuração dos servidores Web, um pouco sobre sistemas de bases de dados relacionais e SQL, ser fluente numa linguagem de scripting, saber o básico sobre o protocolo HTTP, saber a sintaxe do HTML e CSS, e ter familiaridade com vários frameworks ( de layout, backend e frontend).

Reconhecimento: esta página web é fortemente baseada numa página web da autoria do Prof. Fernando Lobo (ver aqui a página original) . 


Professor

nome e-mail
José Bastos
email jbastos
Margarida Madeira
email mmadeira

Requisitos

Ter conhecimentos sólidos de Programação, Estruturas de Dados, e Bases de Dados. Recomenda-se também que tenham conhecimentos sobre Sistemas Operativos e Redes de Computadores.

Quem estiver mais enferrujado a base de dados deve consultar os seus apontamentos (sugere-se esta página da disciplina de Base de Dados.)

Bibliografia

O material de estudo desta disciplina encontra-se em

O primeiro livro é o livro de texto desta disciplina e cobre a maior parte da matéria dada. O segundo livro cobre em particular os temas HTML, CSS, e CGI.

Outros links uteis:


Regras de avaliação

A avaliação continua da disciplina é baseada em dois componentes:

  1. (30%) Aulas laboratoriais validadas . Cada aula laboratorial tem um objectivo que é validado no final da aula, excepcionalmente no inicio da  aula laboratorial seguinte.
  2. (70%) Exame época normal ou recurso

Programa

Calendário das aulas previsto

Documentação de apoio às aulas


Actualizado pela última vez em

José Bastos